Sociabilidade em rede(Gildarte)



As redes sociais hoje é uma realidade mundial presente no cotidiano da sociedade. Ela se tornou uma coisa quase indispensável na vida das pessoas. Porem uma rede social poder ser uma interação social praticada por um grupo de pessoas que tenham um interesse, ou pensamento em comum, sempre vivemos e sempre viveremos em uma rede social, seja na escola, trabalho, em casa, ou pela internet.
A internet transformou as relações sociais em relação ao modo de interação e compartilhamento de informação, tornou ela mais ampla, mais completa e mais rápida. Hoje, principalmente, através das redes sociais ficamos próximos de qualquer um, poderíamos encontrar quem desejássemos na rede, e também ficamos um pouco mais distante do outro.
As redes sociais trouxeram muitos beneficio e alguns malefícios, o autor do livro, A sociedade em rede, cita que: “o dilema do determinismo tecnológico é, provavelmente, um problema infundado, dado que a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida e representada sem suas ferramentas tecnológicas”. Hoje sem praticamente não se tem vida sem as redes sociais, pessoas e empresas a utilizam de forma pessoal ou profissional, para mostrar sua vida cotidiana, expor sua opinião sobe qualquer assunto, divulgar seu trabalho, propagar sua marca, estar sempre em contato com o seu cliente. Portanto, por ser um meio pratico, de uma difusão enorme de informações, hoje todos estão aderiam as redes sociais, artistas, políticos, ate o Papa aderiu recentemente a uma rede social, que no caso foi ao Twitter.
Mas como tudo, as redes sociais também têm seus malefícios, elas podem causar inúmeros prejuízos a sua vida, como dependência, depressão, alienação à vida cotidiana, elas perdem contato com seu ambiente social, vivem isoladas e não separaram vida virtual, da vida real. Também tem a questão da exposição excessiva nas redes sociais, algumas pessoas acabam se expondo muito, falando de toda sua vida nela. Isso é um risco, pois pode ser vitima de algum assaltante. Outra coisa quem tem tomar cuidado são com fotos intimas que podem cair na rede, um caso recente foi uma garota que teve suas fotos intimas divulgadas pelo namorado no Facebook, após uma briga do casal. Sempre estar você tem estar trocando sua senha e não fornecer para qualquer pessoa. Já as empresas, ficam vulneráveis a críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.
Então, independentemente de você gostar ou não, ser ou não usuário, é fato que as redes sociais estar inserida sociedade e causaram mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas em nossos comportamentos, atitudes, valores, ideias e percepções. Portanto, dependendo da forma você sabe usar as redes sociais, você vai ter mais benefícios na sua vida.


Autor: Gildarte Gouveia Jr.
Referências: