Papel da Rede Social

    
    As redes sociais surgiram a mais de 10 anos, com o intuito de juntar pessoas de todo o planeta, num só ambiente, para compartilharem idéias, fotos, músicas, e quaisquer informações dos usuários. Desde o início da internet, já acontecia a socialização, pois a própria rede é uma ferramenta de sociabilidade, a criação de sites sobre um certo assunto que agrada um certo público alvo, a criação de um blog sobre tal banda, dentre outras coisas. A rede social em si, foi uma forma de organizar uma sociedade online, pois antes, como falei, as pessoas interegiam através de sites, porém, não possuiam facilidade para disseminar idéias, e outras coisas, pela complexidade de se ter uma página na internet, é nesse ponto que a rede social ficou tão popular, pois a partir dela, os usuários podem ter sua própria página de forma muito fácil, bastando criar um simples cadastro e pronto, ou seja, a rede social criou uma unidade, uma integração das pessoas a nível mundial.
    A primeira rede social a ficar popular foi o Orkut, criado em 24 de Janeiro de 2004, tomou o mundo de forma viral, e durante cerca de 5 anos dominou o cenário das redes sociais. O fator mais importante em relação a sociabilidade do Orkut, foi a criação das chamadas comunidades. As comunidades eram grupos formados por um tema central por exemplo"eu amo os Simpsons", no qual as pessoas, por se identificarem, podiam se reunir, e naquele espaço, compartilhar tudo em relação ao tema, ou seja, o foco da socialização, pessoas que integram um grupo por terem características em comum, omunicando-se livremente, sem nenhum impedimento.
    Após o Orkut, 2 redes sociais se tornaram febre no mundo inteiro, o Facebook, e o Twitter, ambas tomaram o lugar do Orkut, e hoje possuem mais de 1 bilhão de usuários cadastrados.
    Outro fato importante a se falar, é que o Facebook e o Twitter, criaram uma forma de sociabilidade de empresas, hoje, essas duas ferramentas sociais, são o meio mais viral de fazer-se marketing na internet, pois grande parte do mundo pode ver sua marca, e o melhor, de graça.
    As redes sociais acabaram fazendo com que as pessoas criassem uma identidade própria na internet, que muitas vezes diverge da identidade real, e pelo fato das pessoas passarem grande parte do tempo conectadas, acabam fazendo com que prevaleça a identidade virtual em sua vida, este tema será proposto na página: "Sociabilidade: real x virtual".



  • Segue abaixo um vídeo interessante sobre os cuidados exigidos ao usar redes sociais.