Sociabilidade em Rede(Caio)



    A sociabilidade na rede se encontra num estado permanente de evolução, o que torna mas facilitado a comunicabilidade entre pessoas do mundo inteiro, e por se tratar de uma banalização do uso de formas sociais de usar a internet, o ser humano encontra-se em estado de mudança de cultura.
    Nada como dar um exemplo próprio para se analisar um tema, neste momento em que escrevo este artigo, retorno constantemente para a página principal do Facebook, com intensão de algum tipo de novidade, uma chamada para uma conversa, o algo do tipo, que me torne mais próximo das pessoas. Independente das pessoas amarem, odiarem, criticarem os meios de interação, de sociabilidade da internet, é inevitável admitir que estes, vêm modificando valores políticos, culturais, econômicos, mudanças comportamentais da socidade. O poder das informações alcançarem um número gigantesco de visualizações, acaba tornando as redes sociais um formador de opiniões, que diferente por exemplo, da televisão, é moldado pelas próprias pessoas que usam.
    Se por um lado, a rede é capaz de sociabilizar, de ser um meio de propagar a democracia, por outro, é um meio que, se mal utilizado, causa o isolamento das pessoas, causa solidão dos usuários, impedidos de manter contatos físicos, o que é de extrema importância. A grande questão do uso dos meios sociais da internet é: Em que proporção utilizar?
    O que acolhe, retém tanto as pessoas nos meios de sociabilidade na internet, é o simples fato de você poder ser tanto o meio de criação, quanto de recepção de informações, ou seja, da mesma forma que você conhece novas idéias, você também dissipa novas idéias. O problema central dessa idéia de criar-se novas informações, divulgar idéias ou fatos, é o anonimato, as pessoas muitas vezes, criam falsas informações que, pela facilidade de alcance da internet, acabam por denegrir terceiros, prejudicar carreiras, ou algo que torne a vida de alguma pessoa seriamente afetada, e o pior, dificilmente se fará justiça a esses problemas, porque a coisa mais fácil é criar contas falsas pela internet, e ser um malfeitor.
    Assim como o problema da falta de identidade citada acima, existe também a crise de identidade, o fato das pessoas acharem que por não estar fisicamente perto das pessoas no ato de sociabilidade, podem modificar algumas características próprias que não agradam, omitir cetos defeitos, e criar-se características que para esta pessoa, o torna mais perfeita diante os outros. Existem muitas pessoas quem, pesoalmente não possuem muitos amigos, muitas vezes pela timidez ou por algum tipo de barreira, o que torna a internet o seu único modo de tornar-se "popular", e pra isso, finge ter características falsas.
    A sociabilidade em rede, me leva a fazer uma clássica pergunta: "ser ou não ser: Eis a questão".


Autor: Caio Cesar
Referências: não houve.