O que é sociabilidade?

    A sociabilidade pode ser vista, de forma geral, como a capacidade natural do ser humano de viver em sociedade, viver sempre em contato com outras pessoas, o ser humano não tem intrínseco  à sua natureza a solidão. É através da socialização, que os indivíduos, ao nascerem, e integrar um certo grupo, seja ele familiar, ou de amigos, acaba aderindo algumas características ao seu modo de viver.
    Por mais egoísta, egocêntrico que o ser humano seja, ele necessita conviver com outros seres humanos, seja para expressão cultural, perpetuação da espécie, diversão, ou seja, é inevitável o contato e interação entre os homens. É através da sociabilidade, que entra o conceito de socialização, quando se compõe um certo grupo, aprende-se certas características, características estas, comuns a todos os componentes de um certo grupo.
    Num simples ato de ir à praia, está implícito um conceito de sociabilidade e socialização, vamos ver:


    Nesta imagem, podemos perceber a necessidade tão falada nos conceitos acima, as pessoas sentam-se em grupos, sejam eles familiares, amigos, colegas de trabalho, porque eles necessitam desse contato, precisam contar como foi o dia, contar aquela história engraçada ocorrida, compartilhando risos, precisam juntar-se para um momento de diversão de forma geral.
    Já socialização, é vista, quando por exemplo, uma certa mesa é formada por um grupo de pessoas que usufruem de uma certa característica, um traço comum a todos, como não ingerir bebidas alcoólicas, ou até mesmo a cultura de encher a cara demasiadamente, fazer topless, jogar bola, etc.
    Se tratando de internet não é diferente, visto a necessidade contemporânia de passar a maior parte do tempo trabalhando, e realizando tarefas que auxiliem o crescimento profissional, as pessoas acabam não mais tendo tempo para aquela reuniãozinha na esquina no final da noite, aquele bate papo na porta de casa, pois precisa realizar diversas tarefas na internet, estudar, fazer pesquisa, ou até mesmo dar continuidade ao trabalho em casa. Neste ponto estra a sociabilidade em rede, ou seja, visto que o ser humano não pode negar de jeito maneira sua capacidade e necessidade de socialização, o mesmo tinha que redescobrir uma forma de viver em sociedade sem estar perto, daí deu-se início as criações indiscriminadas de redes sociais, sites de relacionamento em geral, no qual as pessoas se "vejam" se "toquem" sem ao mesmo estarem perto.